domingo, 12 de maio de 2013

O Segredo

Vivenciar o crescimento de uma vida é algo muito sublime, emocionante. A maternidade nos dá aquilo que nunca poderemos explicar com palavras, a menos que sejamos mãe. É um sentimento dentro do peito que tem uma fórmula secreta que Deus colocou em nós, e que começa agir assim que vemos aquela carinha cheia de meleca e choramos pra valer, pois é a nossa meleca.

São tantos os textos que já li sobre ser mãe, e me identifico com muitos,  mas em nenhum deles se esgota a realidade que uma mãe vive, isso porque cada uma tem suas experiências diversas e embora todas tenhamos a mesma fórmula secreta, nunca a expressaremos por igual,nem total.

Se eu fosse escrever um poema sobre minha vida de mãe teria que escrever dois. Sim, porque ser mãe da Laís desperta sentimentos e experiências diferentes de ser mãe do Nathan. Não porque é uma menina e um menino, mas porque são únicos.

Não posso revelar a fórmula secreta, que explica na essência divina o que é ser mãe. Se você não é mãe e pensou que isso fosse acontecer, se enganou. Mas pode continuar lendo - e comentar, por favor.
Mas eu posso dar uma gota desse universo materno, onde muitos dizem que é padecer no paraíso. O padecer  talvez seja porque nosso corpo sofre algumas mudanças, tipo meu umbigo que era tão bonitinho... Talvez porque esquecemos o que é dormir bem ... Também pode ser porque nós deixamos nossas necessidades para atender a dos filhos custe o que custar. Muitas vezes prendi o espirro enquanto ninava a Laís para não acordá-la, e ainda faço isso com o bebê. Acender e apagar as luzes com as costas também é rotineiro na vida da mãe, assim como comer às pressas ou fora de hora.    Deixar ele sugar o peito e soltar as lágrimas de dor pelas rachaduras. Esse é o "padecimento" somente dos primeiros meses, depois agregam-se outros talvez mais doloridos ainda.

Cada mãe tem sua versão. Mas o que nos une e nos codifica geneticamente é o que nos dá força para sermos pra essas crianças, a mão de Deus aqui na Terra. É o segredo que nos faz sentir tão especial nesse dia. Feliz Dia das Mães!



Nenhum comentário:

Postar um comentário