quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O que você quer ser quando seu filho crescer?

Confesso que quando comecei com essa aventura não imaginava que o sucesso dela  me causaria uma egoísta tristeza. Desde que soube da vinda do nosso filho, iniciei um processo de  independência de alguns cuidados infantis com a Laís.

Claro que ela amou essa ideia de se virar sozinha. E não aceita mais que eu lave suas mãos, que eu coloque seus chinelos (nem faz questão de usar os elásticos dele), que eu dê algo na boca para comer, que eu a coloque no berço, que EU... a tenha sob meus totais poderes maternos, pra falar a verdade apertada no meu coração.Entre outras coisas, ela percebeu que não sou mais o mundo dela, que o pai pode suprir algumas necessidades antes confiadas somente a mim.

Além disso, agora quando acorda, ela não me chama mais. Simplesmente desce sozinha do berço, que está com a grade baixa, e vai no meu quarto. Às vezes, só fica me olhando dormir como se estivesse estudando minha respiração, outras ela sobe na cama e faz questão de mostrar que minhas horas de descanso se esgotaram. Ela também já acordou, futricou no guarda-roupa, pegou o creme de pentear, sentou perto da porta do meu quarto segurando o tubo de creme, talvez pensando se comeria de uma vez só ou se seria aos poucos. Deus me acordou antes dela decidir.

Sei que tudo o que está ocorrendo, é um processo necessário à vidinha dela, e muito dolorido para sua mãezinha. E olha que sempre incentivei a participação do paizão nos cuidados com ela, e foi eu que iniciei esse processo lembra? Oras bolas, porque então essa história melodramática? Isso porque não tivemos que lidar (ainda) com dormir na casa da coleguinha, ir pra escola,  ir ao shopping com as amigas... e EU? O que será de mim, quando minha pequena florzinha descobrir que vivemos num jardim tão imenso e atrativo? Ai que dor gente!

Minha filha está crescendo. Fato. Eu não estou psicologicamente preparada. Fato. Nunca estarei. Fato. Mas quando ela finalmente crescer quero ser a mãe mais orgulhosa do mundo ao ver sua florzinha espalhar seu perfume suave e agradável onde quer que ela for, preparando-se para uma nova vida que há de vir.

"Onde está o rebanho que te foi confiado, o teu lindo rebanho?" Jeremias 13:20
"Eis aqui eu e os filhos que o Senhor me deu." Hebreus 2:13




4 comentários:

  1. Olá!!! eu tbm tento deixar o meu pequeno mais independente, afinal não posso mesmo devido as implicações na gravidez. Mas com a graça de
    Deus amadureceremos todos juntos. Cris

    ResponderExcluir
  2. Acho que esse processo não deve ser nada fácil! Mas é preciso né? Deus abençoe vocês!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, me emocionei muito com o post, me vi no seu texto. é dificil mesmo ver nosso bb crescer e começar a ficar independente. Tbm sofro com isso.

    ResponderExcluir
  4. Também estou passando este processo de independencia agora com o André, que esta sendo muito mais rápido do que foi com a Hellen. Semana passada ele começou a ir ao banheiro sozinho, todo se achando e a mae com aperto no coraçao, pois a dependencia deles de nós nestes detalhes tao simples da vida, mas tao significativos para uma mae nao voltam mais, fica a alegria de ter vivido estes momentos de forma tao intensa juntinho deles e afinal somos nós quem os ensinamos a se "libertarem", sofremos, mas apesar de querermos sempre nossos bebezinhos, eles crescem e "voam".

    ResponderExcluir