quarta-feira, 30 de maio de 2012

60 palavras

Eu estava sentada na frente do computador e a Laís andava pela casa explorando cada canto. Até que ela encontrou uma foto da nossa família, identificou o pai e disse pela primeira vez: "papai". Ela estava com 1 ano e 4 meses. A partir daí tenho presenciado um explosão linguística enigmática.

Essa semana estava lendo um livro sobre o desenvolvimento infantil, onde fui informada que até os 2 anos, o vocabulário da criança deve ter cerca de 60 palavras. Fiquei preocupada e como mãe muito curiosa que sou, comecei a anotar as palavrinhas que minha pequena usa intencionalmente. E assim, fiquei com a lista o dia todo, e cada vez que lembrava ou escutava uma palavrinha, registrava na minha contabilidade. A verdade verdadeira é que ainda não terminei a lista. Cada dia lembro de uma palavrinha, mas sei que você quer saber em que número estou agora, e aviso que acabo de chegar na palavra de número 60:"pipoca".

Ufa! Sessenta palavras ( por enquanto)! Claro que, fonéticamente falando, algumas sílabas são suprimidas e outras acrescidas, o que torna nossa comunicação uma verdadeira busca ao tesouro. Mas, depois que o mistério é desvendado, adiciono no meu vocabulário materno e pronto! Dessa maneira, "bochecha", vira "checha", "pipoca" vira "pcoca"... Algumas palavras por enquanto só possuem semântica, e por isso não foram contabilizadas, como "sisi", que não tem equivalência sonora com "suco", mas sei que é isso que ela deseja quando pronuncia. Recentemente, ela adicionou "obrigada" que traduzindo para o "Laisês" fica "bitato". Menina mais educada!

Pensando em toda essa questão linguística, não pude deixar de refletir na maneira em que nos comunicamos com Deus e como Ele se comunica conosco. Quando falamos com Ele através da oração, usamos e abusamos das palavras e nem sempre sabemos o que estamos pedindo. Mas nosso pai, conhece muito bem o nosso vocabulário, e se nos prostarmos diante dele sem usar nenhuma delas,somente com o coração contrito, Ele nos entende, porque Ele é mestre em desvendar mistérios de um coração que não sabe se expressar.

"...porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis." Romanos 8:26

Nenhum comentário:

Postar um comentário