domingo, 13 de maio de 2012

Começando no dia das mães: uma homenagem à minha mãe!

Desde que minha filha Laís nasceu, ensaio maneiras de registrar o seu crescimento e as lições que me traz. A verdade é que quando se tem um ser tão carente de cuidados pela primeira vez, nossas atenções não tem outra parada, nossas energias se voltam para cuidar e amar esse presentinho que Deus nos enviou para aprendermos lições preciosas para nossa vida.
Agora, sim! Decidi neste dia singular para toda mãe, revelar as descobertas que tenho feito através desses dois anos. E para começar quero registrar minha homenagem àquela que me inspira todos os dias, quando minhas decisões maternas são solicitadas: minha mãe, a dona Vera.
Vejo minha mãe todos os dias, embora o paradeiro dela sempre seja indeterminado pelas necessidades do labor de cada dia, consigo vê-la quando educo minha filha. Seja no carinho, nos beijinhos, seja na correção firme que me é exigida. E nessa me lembro muito bem, que não me era aplicada sem lágrimas. Minha infância foi repleta de atividades cheias de adrenalinas, como subir em árvores, fugir pra casa da vizinha quando ela dormia o sono da tarde e até consegui derrubar o lustre da sala, que não foi reposto até hoje, por sinal.
Minha mãe nunca deixou de me corrigir, mesmo que isso parecesse doer mais nela do que em mim. Todo episódio corretivo(naquela época ainda podia se dar uma chinelada),minha mãe chorava e dizia que aquilo era para o meu bem. Claro que eu não conseguia entender: eu apanhava e ela é que chorava!?
Pois bem,eu não entendia até que a maturidade me cercasse e me fizesse entender que ser filho é fácil, difícil é ser mãe. Se uma mãe com suas limitações sabe o que é melhor para o filho, mesmo que ele passe pela dor e não compreenda isso no momento, imagino o que Deus, onipotente, onisciente e onipresente tem planejado para cada um de seus filhos. Ele cuida de todos nós com tamanho amor que transcende nosso entendimento.
"Porventura,pode uma mulher esquecer-se tanto seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que ela se esquecesse dele contudo,Eu não me esquecerei de ti! Eis que nas palmas das minhas mãos Eu te gravei." Isaías 49:15-16.
Feliz dia das mães para todas as mamães!Obrigada mamãe!

Um comentário:

  1. Obrigada minha filha, pq hj sei que meu esforço e dedicação não foram em vão, pois hj vc é uma mãe e esposa dedicada e amorosa. Tenho muito orgulho de vc. Te amo muito, beijos. Sua mãe Vera.

    ResponderExcluir