segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Relato de Parto da Laís

Perto de completar os seis meses de gestação, começo a pensar na hora do parto. Lendo relatos, bate uma ansiedade e o desejo de que tudo corra bem como foi com a Laís. Essa semana ela completou 2 anos e meio, e está cada dia mais esperta.

Sempre quis o parto normal, por ter medo de todo aquele processo cirúrgico, por acreditar que se tivesse tudo certinho, essa era a maneira natural de parir, por ver o exemplo da minha mãe, que sempre foi muito medrosa e mesmo assim teve dois partos normais, enfim, sempre pedi a Deus que me ajudasse  a ter parto normal. Não condeno, de maneira alguma quem prefere a cesárea, pois acredito que como eu, cada um tem suas razões e seu direito de escolher o que acredita ser o melhor, simples assim.

Pois bem, estava eu com 37 semanas e 2 dias, num domingão lavando roupa em casa sozinha. Fui ao banheiro e observei algo que parecia ser o tampão. Eu lia muiiitos relatos de parto e sabia que aquilo era um indicativo que estava entrando em trabalho de parto. Fiquei preocupada, pois acreditava que ainda estava cedo, eu esperava por volta de 38 a 40 semanas. Liguei pro meu médico, o Dr. João Félix, que sempre disponível pediu que eu fosse ao Hospital.

Sentia contrações indolores de 10 em 10 minutos, e resolvi bater mais uma máquina de roupa antes de ligar pro marido. Quando nos falamos, ele disse que estava indo pra casa para irmos no hospital. Chegou nervoso e agitado e eu ainda fui tomar banho e procurei manter a calma. Chegamos lá por volta, das 9:30 e após o exame do plantonista ele ligou pro Dr. João avisando que eu estava em trabalho de parto com 3cm de dilatação. Me deu a guia de internação e fomos para dar entrada nos papéis. A essa altura, o papai já não agia com clareza das ideias e eu só pensava: "vai ser hoje!"

No caminho para a recepção, liguei pra minha mãe, que começou a chorar. Eu tentava acalmá-la dizendo que iria demorar porque eu não sentia nada, mas não adiantou muito... Antes de subir para o Centro Cirúrgico, o Dr. João chegou. Nessas alturas, meu marido ainda não tinha decidido se entraria para assistir, e eu cabeçudamente não levei a bolsa da maternidade. Passei tantas horas arrumando e desarrumando ela e na H, esqueci!

Depois dos procedimentos burocráticos, fui internada e meu esposo voltou em casa pra buscar a bolsa, agora decidido a assistir o parto. Lembro que cheguei no CC por volta de 10:30 e já estava com 5 cm de dilatação, sentia poucas dores. Isso começou  a acontecer quando o Dr. estourou a bolsa.  Aí sim o bicho pegou, a dor se concentrava nas costas e dava uma vontade de me retorcer toda e gritar muito, mas me contive e só queria que meu esposo chegasse pra ficar comigo. A pediatra foi avisada, escutei o Dr. falando com ela por telefone, que por volta das 14:00 horas era pra ela estar ali.

Dali a pouco, senti uma vontade enooorme de evacuar e falei pro Dr. Ele disse: "mas já? isso não é vontade de evacuar, é a bebê descendo" Eu só pensava no marido que não chegava nunca... Escutei ele ligar novamente pra pediatra apressando ela, que o parto  seria rápido. Nisso chega o anjo anestesista e pede pra eu ficar parada. Como assim!? Com as dores fortes só se alguém me segurar, disse pra ele. As  enfermeiras me ajudaram ele perguntou se eu ainda sentia dores, eu disse que sim, mas acho que era mais nervoso do que dor.

O Dr. pediu que eu começasse a fazer força quando a contração viesse. E  fiz, muita força. Naquela gemeção pude ouvir alguém dizer: "nossa, que cabeluda!" Aí me senti poderosa e consegui dar o último gemido para nascer minha pequena. Isso foi às 12:20, de 23 de maio de 2010. Com 2,960 kg, 48 cm apgar 8/9, ela me fez nascer mãe!

Ah! Quando papai chegou, ela já tinha nascido e vi pelas fotos a carinha de choro dele quando conheceu a apressadinha. Deu tudo certo, graças a Deus! Consegui o parto que queria, levei uns pontinhos básicos, mas estava realizada. Agora, fico na expectativa de que nosso garoto venha da mesma maneira. Vamos ver se não esqueço a bolsa...

"...multiplicarei grandemente a dor da tua conceição;em dor dará a luz filhos..." Genêsis 3:16





2 comentários:

  1. Amiga, eu sou amante de partos normais tbm. Morro de medo de cesárea! No meu parto, que foi cesárea, a anestesia não pegou e minha mãe quase morreu de dor sentindo todo o procedimento! Ui!

    Meu parto tbm foi super rápido. Graças a Deus! rs

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá que bonito seu relato. Está sumidinha, creio que cheia de afazeres né?? !!! Mas muita paz pra sua família!!! Cris

    ResponderExcluir