quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Desejos noturnos

     Nossa rotina está super tranquila. Com 13 semanas os enjôos foram embora. Já consigo cozinhar e comer minha própria comida. Embora o sono persista, tenho mais disposição para cuidar da casa. Os desejos apareceram há dias, mas eles não são exóticos nem impossíveis. Meu marido agradece. Na primeira gestação foi assim também, tinha vontade de comer coisas fortes, como costela com mandioca, cuscuz e por aí vai.

      Ontem à noite, a Laís demorou muito pra dormir. Coloquei ela na cama 21:00, mas sei lá, a pequena inventou de ter desejos também. Tudo escuro, mamãe fazendo cafuné, ela inerte, mamãe achando que  ela já estava cochilando. De repente ela levanta e pede água. Lá vai mamãe. Pedido atendido, deitou novamente e sossegou, por 5 minutos. Levantou de novo e pediu suco. Lá vai mamãe. Deitou e se aquietou até pedir água mais uma vez. Ufa! Depois pediu leite e foi ... foi até que depois de muito apelar para o sentimento dela, dizendo que a mamãe estava cansada, ela dormiu ás 22:30.

     Enquanto atendia seus desejos e esperava ela dormir, a grávida aqui também tinha seus desejos. Essa fome de gravidez parece que vai me consumir. Fiquei pensando, enquanto meu estômago falava indiscretamente, que duas mangas suculentas resolveriam meu problema, ou talvez um peixe assado com creme de requeijão rodeado de farofa de couve e banana... ai gente pensei em tantas coisas! Na verdade só queria que ela dormisse para poder matar a fome. Acabei comendo um pãozinho e um suco, simplesmente. Mas o peixe está na minha lista e as mangas já estão madurando.

     Meu Deus maravilhoso é que provê a realização dos meus desejos que são bons pra mim. Os gravídicos pelo menos, Ele tem me permitido realizar!

    " Pedi e dar-se-vos-à..." Mateus 7:7

   

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

12 semanas

A delícia de qualquer gestante é fazer ultrasson. Se pudesse fazia toda semana, pra conferir se está tudo bem mesmo. Ontem foi o dia, já que completei 12 semanas e com esse tempo temos que fazer a chamada TN (translucência nucal) onde se verifica possíveis alterações genéticas no bebê. Tão importante quanto isto, também já dá pra ver o sexo com 95% de certeza.  E de acordo com essa porcentagem, nosso bebê número 2 é um meninão!! Que alegria poder vê-lo bem!

Agora vai ficar tudo igual aqui em casa 2x2. O papai nem acreditou quando o médico disse pra ele e eu comecei a pensar no novo quarto que temos que montar e outros mil detalhes que só surgem na cabeça feminina. É um experiência totalmente nova e empolgante.

A minha Laís se comportou muito bem ontem, enquanto esperávamos para fazer o exame que demorou muito. Depois de muita conversa, ela conseguiu entrar na sala do médico sem chorar, e ficou admirando o irmãozinho na tela gigante à sua frente. E até se empolgou para tirar fotos.
O próximo passo agora é encontrar o nome para nosso garoto. Aceito sugestões. A barriguinha já está aparecendo e logo posto as fotos.

Essa semana tem sido muito especial também porque muitas mamães leitoras tem visitado este humilde cantinho e tenho feito novas amizades em virtude do gentil reconhecimento do blog Recanto das Mamães Blogueiras. Obrigada pessoal pela visitas e voltem mais vezes!

"Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no ventre de  minha mãe." Salmos 139: 13


                                           Mamãe preocupada para saber se estava tudo normal

                                           Essa foi a que a Laís tirou, deu pra perceber né!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ponto fraco

Como já escrevi antes, nossa família estava em off  e por esses dias visitamos algumas igrejas e conhecemos muitas pessoas. Isso fez com que a Laís estivesse em contato com crianças que ela não tinha costume. O que me causou certa tensão algumas vezes. Vou explicar o motivo.

Com os meninos não há problema, ela brinca, se diverte e quer abraçar o tempo todo. Mas quando a coisa muda para o rosa, as coisas são diferentes. Ela adooora puxar os produzidos cabelos da menininhas, se estiver amarrado facilita ainda mais pra ela. O pior é que as inocentes amiguinhas não precisam fazer nada para merecer isso, somente aparecer na frente dela com um rabinho de cavalo, que a mãozinha dela é certeira. Já passei algumas vergonhas por isso, porque ela segura tão firme, que  chega treme . Nunca consigo soltar a presa sozinha, é um sufoco gente! Nessa viagem ela fez três vítimas. Duas delas foram na igreja, onde socorri as  vítimas e a coloquei de castigo quando chegamos em casa. 

Na última, foi a mais rápida de todas. A gente estava saindo do Zoo em Salvador, e nesse vuco-vuco passamos perto de uma garotinha, e a mãozinha da Laís foi no alvo. Aí começou o desespero que exige procedimento de emergência. Pedi pro pai segurar a outra mão que já estava preparada para atacar e com as minhas consegui desenlaçar os dedinhos brancos de fazer força. Em seguida, peguei ela no colo e me retirei para um lugar onde pude terminar a bronca. Disse pra ela que só iria parar com isso quando encontrasse uma que revidasse o ato violento. Repeti mil vezes que isso era errado e que fazia dodói. Ela me olhava com cara de que estava absorvendo a bronca e aí eu me empolguei e falei mais um monte. Para concluir minha fala, pedi que ela não fizesse mais isso que não podia. Não custa repetir mil e uma né!? Então eu clamei! Aí veio a resposta que eu não esperava. Ela disse: " Num consigo mamãe!" Num é que ela estava entendendo?! Diante dessa confissão tão sincera, segurei o riso, e disse que eu sempre estaria ali para ajudá-la. A sinceridade a livrou do castigo DESSA vez, ela reconheceu um ponto fraco e preciso ajudá- la a vencer isso, por isso calculo que outros castigos virão.

Me enxerguei na confissão da Laís. Reconhecer um ponto fraco é o passo inicial para conseguir superá-lo. Quando a impossibilidade se manifestar, é preciso pedir forças ao nosso Pai. Somente em Deus poderemos ter forças para vencer nossas fraquezas.

"Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. " Romanos 7: 19

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

De volta pra casa

Voltamos de um período de mais de 30 dias longe de casa. Na primeira parte desse vai e vém ficamos na casa da minha mãe, enquanto o papai fazia um MBA em Goiás. Foi uma bênção ficar lá por esses dias, foi a época do ápice dos enjoôs, e mãe nessa hora faz toda diferença. A Laís aproveitou para balançar no balanço que a vovó fez pra ela, bagunçou as coisas da titia, brincou com a Monalisa (cadela da família), foi ao shopping ( e agora ela brinca de ir ao shopping), tomou banho na caixa  d' água da vovó e fez muitas outras coisas com cheiro de infância.

Tínhamos planejado tirar uns 10 dias de férias em agosto, num lugar onde já moramos e temos alguns amigos. Assim, quando o papai chegou, embarcamos rumo a Salvador. Foram momentos maravilhosos em família. Fomos bem recebidos pelos amigos, conhecemos o mais novo baiano, o Aaron, netinho da minha amiga Fall e também a Aninha, filha da Raquel e do Fábio, que tem a mesma idade da Laís.

A Laís, nem preciso dizer, se esbaldou nos passeios, principalmente porque pôde ficar mais tempo com o papai. Andou de Ferry Boat, indo pra ilha de Itaparica e ficou encantada com os macacos do Zoo. Também  se divertiu na praia, amou a farofa baiana. Até tive que trazer um pouco da farinha, com medo da Polícia Federal achar que fosse outra coisa. Não gostou da água de côco, mas a tapioca e o milho cozido foram aprovados.  Para a mamãe, foi uma beleza ficar sem cozinhar e ainda desfrutar das delícias desta terra tão acolhedora.  

Ocorreu que na última semana, ela virou pra mim e disse: " Casa mamãe, casa mamãe!" Achei que estava se referindo ao lugar onde estávamos alojados, mas quando chegamos lá, o pedido continuou. Aí entendi que ela queria ir pra casa dela. Tadinha, muito tempo fora de casa, e minha filha estava querendo voltar pra casa, nosso cantinho. Antes de chegarmos, fizemos um pit stop na casa da vovó, e continuava o pedido infantil. A essas alturas eu  já estava querendo minha casa também, e quando estávamos a caminho, eu disse que o nosso destino era nossa casa, ela simplesmente dava gargalhadas, e repetia feliz da vida " casa mamãe". Antes de chegar na rua da nossa casa, ela ficou eufórica.


Acredito, que além de tudo o que Deus nos proporciona nesta Terra, tem um lugar muito melhor que tudo o que podemos apreciar por aqui. Um lugar de paz, que Deus está preparando para nós, onde não haverá tristeza, nem dor... O nosso verdadeiro lar. Acredito, que logo, poderemos desfrutar deste paraíso celeste. Também desejo estar neste lar, porque quero viver pra sempre junto do Pai, no cantinho que Ele está preparando pra mim. Ele virá me buscar pessoalmente e logo logo irei conhecer as maravilhas do Céu.

" Na casa de meu Pai há muitas moradas, se assim não fosse eu vos teria dito. E quando eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também."João 14:2-3


No IAENE, onde papai e mamãe estudaram

Com a amiga Fall e Nino

No Ferry Boat

Com a amiguinha que conheceu na praia

                                                               De volta pra casa!

domingo, 12 de agosto de 2012

O Rei e a princesa

Meu pai sempre foi ausente por acreditar que fazia seu melhor garantindo o nosso sustento. Entre nós sempre houve mais respeito e medo do que carinho. Hoje, estamos numa relação equilibrada, e compreendo seu esforço para prover os meios para nossa boa educação. O medo deu espaço ao amor, que sempre existiu mas, que não era expressado. Ele é um avô muito babão e permite que a Laís faça coisas que nunca me deixou fazer. Tudo bem, fazer o quê...

Ela sai no lucro claro, porque o pai dela também é um super paizão. E faz coisas que meu pai nunca fez comigo. Coisas simples, que a rigidez e autoritarismo de antigamente, ainda bem, não permitem que nossa casa vire um quartel. Como sentar e viajar nas brincadeiras dela, como dizer que a ama, como dar banho, escolher a roupas - mesmo que não combinem -,  como levar pra passear, e outras coisas do nosso dia-a-dia.  Ele é amor, paciência e cuidado com ela. Fico maravilhada ao ver que a relação deles é permeada de amor. Quando ele viaja, ela pergunta todos os dias do papai. Quando sujas as mãos é ele que tem que levá-la ao banheiro. E quando chega do trabalho, não existe mais ninguém em casa, só o papai.

Fico satisfeita em ver que para ela, ele é a segurança, é alguém que ela pode contar sempre. É verdadeiramente a princesa do papai. Me orgulho mais ainda quando penso que as referências dele foram praticamente nulas, e apesar disso ele é um pai e tanto, assim, como é um marido companheiro, parceiro e que faz tudo pra me ver feliz, além de cuidar do nosso bem-estar.

Nesse dia dos pais, minha gratidão ao meu pai por me amar sempre! Meus parabéns ao papai da Laís que não mede esforços para a felicidade da nossa princesa, você é o rei da nossa casa! Minha gratidão maior ao pai do Céu que, me tem como filha querida e cuida de mim com amor incondicional, provê o que preciso, ouve minhas conjecturas e responde sempre fazendo o melhor por mim. Sinto seu cuidado todos os dias, em todo o tempo.


Tal pai, tal filha


Brincando na praia com o papai


Laís e o vovô